ÚLTIMAS POSTAGENS

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Cuscuz quase Paulista - 5 Dicas para receber bem em casa sem estress

Cuscuz  quase Paulista - 5 Dicas para receber bem em casa sem estress

Preparei essa mesa para receber umas amigas em casa, se eu te contar que tudo ai é molezinha de fazer e que em duas horas no máximo, vc faz todas estas delícias e ainda arruma a mesa vc acredita? não! pois acredite, se vc estiver com sua cozinha em ordem e todos ingredientes em casa é capaz que ainda lhe sobre tempo.


Estou falando isso pq muita gente tem pavor de receber em casa, com medo de não dar conta, achando que é muita coisa para uma pessoa só fazer, claro depende da sua rotina, se trabalha fora, se tem crianças em casa, gato, cachorro, enfim, mas garanto que com um pouquinho de boa vontade e de dedicação vc consegue receber bem qualquer pessoa na sua casa e vamos combinar receber bem com mesa vazia não rola.

Acompanhe as dicas que vou lhe dar e vc vai querer preparar um brunch pra suas amigas ou família pra ontem.

Bom eu sabia que riria receber duas ou três amigas mais uma criança desde domingo, um prazo até que curto,(o evento foi na terça) visto que domingo eu ainda sai de casa, gosto de deixar a casa o mais limpa possível, tipo faxina mesmo, tirar as bagunças da vista e tentar ao máximo manter organizado até a data do evento, tudo isso para não ter que fazer limpeza no dia, mas confesso, que não me programei muito bem e no dia ainda, lavei o chão da cozinha e o banheiro, e outras coisitas, como recolher roupas, estender outras, tirar brinquedos e sacolas do meio da casa, coisas do tipo.

Mas quer saber como fazer dar certo acompanhe cinco passos que listei pra vc.

1ª dica - vai ter um evento deixe a casa limpa e organizada, nada de papéis jogados, almofadas sujas, migalhas pelo chão etc, tudo isso com antecedência, se tiver um caos vá fazendo dias antes, um dia antes ao evento tudo tem que estar nos trinques.

2ª dica - Elaborar cardápio, não é uma tarefa fácil, ainda mais se as pessoas já tiverem vindo na sua casa e vc não quer repetir o menu.
 E como escolher? se vc quer mais varidades de pratos um lanche da tarde, ou mesmo um brunch, será mais fácil de ser elaborado do que por exemplo um almoço com entrada, prato principal e salada, tendo poucas variedades vc terá que ter certeza da escolha do prato, pois pode ser que alguém tenha uma restrição alimentar ou mesmo não goste de um ingrediente, já pensou fazer um bobó de camarão e a pessoa ser alérgica e vc não ter outro prato para servir? elaborar o cardápio é coisa a ser feita com no mínimo dois dias de antecedência.

3ª dica - Lista de compras, agora que vc já elaborou o cardápio é hora de olhar a dispensa, ver o que falta para o preparo dos alimentos, lista de ingredientes dos pratos na mão, caneta e vá ticando, é uó saber que vc  não tem margarina para preparar o bolo depois de ter quebrado os ovos! essa parte vc pode fazer no máximo com um dia de antecedência ou se seu evento for a noite no mesmo dia cedo, mas lembre-se quanto menos coisas vc tiver que fazer no dia além de cozinhar melhor, assim vc se sentirá mais disposta para receber os convidados e não um caco sem ânimo e pensando, nossa pra que eu fui inventar isso!, falo por experiência própria de quem ja fez muita algazarra em casa.

4ª dica - Separe a louça que será usada, lembro de ver muitos posts no Blog da Katia Bonfá, onde ela vai arrumando a louça um dia antes, só para ver como ela vai dispor os alimentos no dia a dia, confesso que eu ainda não cheguei nesse grau de boa anfitriã. ,as vontade não me falta é sempre bom aprender, falando da louça, se vc não tem muita e também não quer eu aconselho ter louças brancas e transparentes, talheres de inox, é o básico e mudando as tolhas, guardanapos que podem ser de papel, vc faz uma decoração diferente, acredite, há muita beleza na simplicidade.

5ª dica - Prepare os alimentos com muita calma, nada de correria, pois a pressa é inimiga da boa cozinha, é sempre tenha um plano B, por exemplo, nesse dia dessas fotos eu ia fazer hot dog de forno, porém esqueci de colocar na listinha salsicha, por sorte eu tinha peito de frango desfiado temperadinho congelado, ou seja nem sofri só fiz uma substituição e posso garantir ficou muito bom.



Cuscuz  quase Paulista - 5 Dicas para receber bem em casa sem estress
1ª e ª foto Kaku.

 Agora que vc já sabe as principais dicas que eu uso ta gente, sou da simplicidade só lembrando, vamos ao que interessa, lembando que as comemorações juninas estão ai e vc quer um prato típico porém mais fácil de fazer segue esta receita que eu me inspirei nesse blog lindo Medo da Pressa, fiz pequenas modificações, para alguns ingredientes e quantidades também.


1 1/2 xícara de flocão
2 calabresas fininhas defumada
1 lata de sardinha gomes da costa
2 ovos cozido
1/2 cebola picada
1 tomate picado
1/2 pimentão amarelo
coentro a gosto
sal
azeite Sinhá
vinagre Castelo
1/2 caixinha de molho pronto 

Numa vasilha coloque o flocão, acrescente sal e misture, agora molhe com água sem mexer, deixe descansando por uns 10 minutos

Aproveite e coloque os ovos para cozer.

Enquanto o cuscuz descansa você corta as calabresas em cubinhos e coloca pra fritar no azeite, quando elas estiverem quase fritas, acrescente a cebola em cubinhos e o pimentão, depois acrescente o molho e um pouquinho de água, deixe ele apurar por uns cinco/8 minutos eu coloco uma colher de chá de açúcar para tirar a acidez.

Eu retiro a pele e a semente dos tomates, tempero com sal e azeite e um pouco de vinagre.
Pegue as duas sardinhas, retire as espinhas, despeje em um recipiente e as amasse. 

Descasque os ovos e corte em pedacinhos 


Agora já esta tudo pronto, é só retirar o cuscuz da cuscuzeira e e solta-lo com um garfo, acrescente, o molho e misture, depois coloque os ovos a sardinha e o tomate, mexa bem mais uma vez, por último coloque o cheiro verde.

Não levei 30 minutos preparando esse prato, que rendeu mais ou menos umas 10 porções desta da foto.

Cuscuz  quase Paulista - 5 Dicas para receber bem em casa sem estress


 Ps: eu não coloquei cheiro verde, pq criança normalmente não gosta, mas com fica sempre melhor.

Outra coisa acrescentei no dia seguinte no pouco que sobrou molho de pimenta e pimenta biquinho ficou ainda mais gostoso para o meu paladar, gosto de comida bem temperada.


Cuscuz  quase Paulista - 5 Dicas para receber bem em casa sem estress


E ai gostou das dicas? quer me ajudar a fazer outro post assim? deixe nos comentários o que vc faz para receber bem, depois farei outro post com as dicas de vcs, tem alguma dúvida de como receber bem? pergunte vou me informar para vc!

beijos uma excelente terça



Comentários no Facebook. Clique aqui para comentar via Facebook
15 Comentários no Blogger. Clique aqui para comentar via Blogger

15 comentários:

  1. eu simplesmente AMO ver suas messas! tudo simples, mas tao lindo e de bom gosto! arrasou em mais essa gelia!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu já conferi todas as suas postagens, todas mesmooooo e amei tudo! Lindo e perfeito. Eu realmente não sei como você consegue.

    Me acompanha lá no meu blog. Eu to iniciando com isso de blog mas to gostando muito. Moro alugado e tento decorar sem gastar muito.

    Blog MEU LAR E DAI?

    ResponderExcluir
  3. Eu já conferi todas as suas postagens, todas mesmooooo e amei tudo! Lindo e perfeito. Eu realmente não sei como você consegue.

    Me acompanha lá no meu blog. Eu to iniciando com isso de blog mas to gostando muito. Moro alugado e tento decorar sem gastar muito.

    Blog MEU LAR E DAI?

    ResponderExcluir
  4. Gélia querida,
    dicas mais que perfeitas, tudo lindo e o melhor feito com carinho!
    Amei a mesa, quanto carinho!
    O cuscuz ficou 10, ótima maneira de servi-lo, arrasou!

    Bjs, sucessos sempre! ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gélia arrasou...sua mesa linda! Perfeita!
    Adorei as dicas!
    Só fiquei curiosa para saber das outras receitas que eu vi nessa mesa, kkkk
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  6. Que saudade, Gélia!!! Vim te fazer uma visita e pegar umas diquinhas, como sempre! E que mesa linda essa que você preparou! Confesso que fico meio nervosa quando vem alguém aqui em casa. Vou botar suas dicas em prática da próxima.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que mesa bonita!
    adorei ver as taças com o cuscuz
    e as outras comidinhas gostosas!
    dicas bem lembradas!
    eu por exemplo sou vegetariana,
    não como linguiça, mas abobrinha ia bem nesse prato!

    tudo lindo de ver!
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi Gélia, o capricho e o carinho são imprescindíveis para receber bem em casa! Adorei suas dicas, eu amo receber as pessoas aqui em casa e não me atrapalho em nada no dia, porque faço como você bem relatou, vou me organizando sempre dias antes!
    Sua receitinha parece deliciosa. Beijinhos, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Olá amoreee
    adorei!
    Sou fã das suas dicas!!
    Humm e esse cuscuz adorei!!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  10. Te garanto que vc é uma ótima anfitriã, viu!
    Bem cuidadosa nos detalhes, atenciosa e quituteira de mão cheia.
    E dicas das boas são sempre bem-vindas, né!
    Obrigada por ontem. Te adorooooo!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  11. Amiga que mesa bonita! Você sempre prendada...
    sabia que eu faço um cuscuz parecido? rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas,Gélia! a mesa ficou linda... bem legal a ideia de servir o cuscuz nas taças de Martini. Quando vou receber visita, como moro na praia, normalmente elas vem para passar o fds, então tenho que me reparar pra várias refeições...rs
    Beijos

    www.casadissima.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gelinha, que capriche! Adorei a mesa, a simplicidade de tudo e esse cuscuz .. huum... Que dicas maravilhosas, pois sempre pensamos : poxa, vou receber na minha casa e vou ter aquele trabalhão todo, mas vc me diz que não precisa desse stress todo. Maravilhoso!

    Bjos e uma linda quinta-feira.
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Gélia,a mesa ficou bonita e as guloseimas também,tudo no capricho! Cuscuz assim é uma delicia,minha mãe faz e chama de farofa de cuscuz. Ah,eu sou bem organizada,deixo as louças e as coisas tudo arrumado e organizado no dia anterior e as comidas o que eu posso fazer com antecedencia eu faço ou deixo tudo encaminhado. Mas o que me estressa mais é com a limpeza da casa,que também vou limpando e organizando antes,mas o povo daqui é muito bagunceiro e ainda tenho 2 cachorros,então não é fácil manter tudo limpo na hora! Bjss.

    ResponderExcluir
  15. Linda a sua mesa!Percebe-se amor no que faz,amo esse carinho,minha mãe é assim
    também e eu vou seguindo,parabéns a vc pelo dom e obrigada pelas dicas!
    Grande beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fico feliz com seu comentário.
Beijos,
Gélia Carvalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...