ÚLTIMAS POSTAGENS

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dicas de Organização sem desperdício de alimento e dinheiro.

Meninas entre uma arte e outra, cuidados com a filha, uma festinha aqui e a culá, vou tentando me organizar de verdade, isso é uma meta para vida toda e como eu realmente juntei muitas coisas desnecessária para minha vida, muito consumismo desacerbado, (aliás farei um post sobre este tema) ainda tenho muito o que organizar, mas devagar e avante rsrs.

Nunca gostei de desperdiçar comida, se sobra um arroz faço, torta, bolinho, pudim, se sobra frango, faço torta, escondidinho de frango e assim por diante.
Mas o que fazer quando o alimento vence ainda dentro da embalagem? nada só descartar mesmo! e se lamentar pelo desperdício e dinheiro jogado fora...

Até que este tipo de alimento la em casa não costuma vencer sem usarmos, mas estes dias fui arrumar a dispensa e colocar novas compras percebi que havia alguns itens vencidos e perto de vencer, e eu odeio jogar comida fora, tanta gente passando necessidade não é mesmo? resolvi fazer uma lista de tudo que tenho e qual o prazo de vencimento, criei uma planilha no excel com filtro, assim posso verificar quais estão mais próximos de vencer e já providenciar seu uso.

Para não ficar limitada a visualização só no computador copiei a planilha já filtrada com os produtos mais próximos do vencimento e colei na porta do armário, assim estarei sempre visualizando na hora do preparo e com certeza vou pegar o produto com o vencimento mais próximo.

Mas não é só isso, esta planilha vai me servir para fazer a lista de compras, agora vou ter ideia de quanto realmente eu gasto por mês no mercado, o que mais eu uso, quanto dura um determinado produto, já cheguei a gastar R$ 1,200 de mercado num mês! (mês com festa, reuniões etc) mas com certeza ficou produtos itens para meses seguintes, eu quero saber qual é o valor real do gasto em casa e por isso eu anotei até o que eu já tinha na dispensa, pois não quero comprar 10 pacotes de açúcar (sem ser na promoção) se eu uso apenas 2 kg por mês! entenderam? assim eu vou acabar economizando.

Esta última compra que eu fiz, levei listinha gastei R$ 387,00 comprei algumas coisas em quantidades pq saiam mais baratas como amaciante, mas é provável que eu não use todos neste mês, então no mês que vem eu não vou comprar, tb não comprei arroz pq o que eu tinha em casa, acredito ser suficiente, na economia do amaciante, mês que vem entra o arroz e assim por diante, tb comprei pouca carne pq tenho algumas congeladas e costumo comprar carne num açougue mesmo.

Esta é a primeira listinha de produtos a vencer.


Quantidade
Descrição
Vencimento
500 gr
farinha de trigo
08/03/2013
1
pipoca
08/03/2013
1
pipoca
09/03/2013
1
cuscuz
15/03/2013
21
ovos
20/03/2013
1
bolo de chocolate
22/03/2013
2
iogurte
02/02/2013







Veja que nesta segunda lista tem este Petit Gateau que eu comprei há vários meses e ainda não o fiz, ou seja é um dinheiro que eu poderia ter economizado naquele mês, não que seja um desperdício, mas se eu não fizesse esta listinha de vencimento, poderia passar despercebido e ele vencer, como aconteceu com uma Liga Neutra que eu comprei e nunca usei, e olha que ela ficou comigo bastante tempo!


Quantidade
Descrição
Vencimento
500 gr
carne seca
04/04/2013
1
petit gateau
10/04/2013









Nas planilhas acima, não aparecem os filtros que eu coloquei, quando eu copio e colo aqui eles não vem junto, mas se alguém se interessar e quiser a planilha é só me enviar um e-mail que eu mando. gelia1411@hotmail.com

Como eu falei para vocês em posts anteriores, ainda não estou plenamente organizada e nem sei se vou chegar neste patamar, aliás nem sei se eu quero, pq ter uma vida totalmente organizada sem uma ajudante, numa casa onde todos ambientes são usados e todo mundo trabalha fora, ou seja todos tem pouco tempo para ajudar nas tarefas, ficar totalmente organizado com certeza vai me tirar o tempo para as coisas boas da vida tb, claro não é por isso que vou viver na bagunça ou na sujeira, to falando em não ser tão minimalista,  paranoica, tipo casa de revista onde não há nada fora do lugar, que casca da banana não fica passada,  alface não queima, a louça não fica suja? e cesto de roupa suja ou para passar? enfim quero ser limpa (como sempre fui) e mais organizada, principalmente ter menos para poder ter menos o que organizar, mas não quero passar o tempo todo arrumando as coisas, pq sempre haverá o que fazer!
Só quem é dona de casa é que sabe que este serviço é um dos mais ingratos, ninguém percebe o quão limpo e cheiroso esta o banheiro, mas experimentar deixa-lo sujo para ver se alguém não reclama!

Adotei mais algumas práticas de organização que incluí não só a casa, mas nós como pessoas mesmo, vou listar para vocês.

Já providenciei consulta médicas e farei isso sempre no começo do ano.

 Ginecologista, Oftalmologista e Dentista, para mim e a Rafaela.

Voltei a comprar pão integral e fazer arroz integral toda semana, assim não falta e não vence.

Comprei baldes flexíveis para colocar os brinquedos da Julia na sala e não ficar espalhado.

Compreis cestos grandes para colocar a roupa para passar, ficará na lavanderia até ser passada e guardada e não mais em baixo da minha escada.

Comprei um grande cesto de lixo com tampa para ir tirando o lixinho da pia, do banheiro, do quarto colocar no saco grande, facilitou muito na hora de colocar o lixo na rua, antes eram vários saquinhos, agora despejo tudo dentro deste baldão e já fica na garagem, e com tampa não fica um cheiro ruim!

Estou voltando com um velho hábito de colocar no cabide algumas combinações de roupas, assim eu ja tenho um look pronto para o trabalho.

Deixei um borrifador com uma misturinha de álcool, água sanitária e Veja, com um paninho no banheiro, assim limpamos a pia e o espelho, sempre que necessário.

Coloquei um cesto de roupa suja menor no banheiro, assim levamos a roupa suja com mais frequência para lavanderia.

Paguei as contas em dia, acertei algumas atrasadas e antecipei algumas para não pagar juros, isso são ensinamentos do dr. Dinheiro do fantástico, antes que alguém me chame de caloteira, vou  logo explicando que minha vida deu um giro de 360º no lado financeiro e infelizmente não foi para melhor, tínhamos uma renda bem maior, estamos nos adequando a nossa nova realidade, mas tínhamos despesas mais altas por isso o débito, mas como falei lá em cima isso será motivo para outro post.

Meninas tenho mais coisas a fazer e ja estou providenciando, mas vou mostrando e falando conforme ela forem acontecendo ok.

Este post já estava programado, quando vi um post da Cici ontem, por isso vim dar o link para vcs, lá tem uma lista com 100 coisas para organizar, muito boa, muitas já estão sendo incorporadas na minha vida, outras estão nas próximas metas e várias eu vou utilizar.

Uma que eu adorei é todo dia jogue, mande embora alguma coisa desnecessária, sem uso (tralha), assim no final do ano vc terá mandado embora 365 coisas que estariam paradas na sua casa, isso é a mais pura verdade não é mesmo? e sempre temos um papel, um saquinho, algo quebrado enfim sempre tem alguma coisa para nos desfazermos.

Pessoal o post ficou enorme, né mas é que geralmente eu escrevo como falo por isso escrevo muito eu falo demais Aderbal rsrs..

E vcs viram meu boneco cozinheiro de Feltro? olhem aqui, vem ver ficou uma graça e ainda vem com receita de bolo de maçã nutritivo que pode ser congelado!

Na Terça-feira fiquei chocada com uma notícia que não consigo esquecer até agora, mas já estou melhorando,  falei aqui ó.

Pessoal gostaria muito de convidar vocês para visitarem todas participantes de uma Blogagem coletiva que irá acontecer no domingo, foi uma iniciativa da blogueira mamãe Nádia, que esta engajada sobre o assunto, alimentação infantil, eu vou estar participando, mesmo sendo no domingo que é muito raro eu entrar na Internet!



Um beijo para todas e até Domingo excepcionalmente.

Gélia Carvalho

Pessoal o Eu que fiz ta no Facebook curti, compartilha vai rsrs.

Comentários no Facebook. Clique aqui para comentar via Facebook
12 Comentários no Blogger. Clique aqui para comentar via Blogger

12 comentários:

  1. Obrigada amiga pela divulgação!!!
    Um ótimo final de semana e um bom carnaval aí pra vocês!
    Hoje tem um post com maiores informações sobre a BC lá no meu blog. Te espero no domingo!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gélia! Tudo bem?
    É sim flor, tem pessoas que tem a cabeça muito perturbada
    E infelizmente a gente acaba sendo refém dessas maluquices...
    Fazer o que né...
    Flor obrigada pelo coemntário carinhoso viu!
    Beijooo e ótimo final de semana pra vc !

    ResponderExcluir
  3. Oi Gélia!
    Super post, super exemplo :)
    Essa ideia da lista dos produtos com validade é bem legal.
    Mudamos nossos hábitos em relação as compras...
    Que antes eram mensais, agora são quinzenais.
    Achei até que gastaríamos mais, e pelo contrário.
    Só compramos o necessário, tenho estoque mínimo em casa.
    No início perdi muita coisa por conta de validade...uma vergonha :(
    Com duas pessoas em casa se não tomar cuidado, há desperdício.
    E algumas coisas como frutas, laticínios, pães ...compro por semana.
    Acho que o melhor mesmo é encontramos o que se adequa ao nosso dia a dia evitando gastos desnecessários e desperdício.
    Muito legal!
    Eu cheguei a conclusão que tenho um leve TOC mesmo...rs
    Eu não consigo conviver com bagunça, e meu marido (salve aleluia salve rs) também!
    Por isso não tenho coisas acumuladas em casa para 'destralhar'.
    Essa ideia de uma por dia também é bem legal.
    Hum...isso que estou falando não se aplica ao meu 'canto criativo' rs porque guardo muita coisa - em cestos e caixas - e algumas guardo sem saber quando vou usar.
    Vou copiar a ideia do borrifador no banheiro :)
    Nossa casa tem 90% do piso na cor branca!
    Fico igual ao comercial do 'sai pra lá neura'rs
    Tenho um que só uso no piso...
    Se contar minhas manias de organização, acho que vão me chamar de maluca rs

    Ótimo post!
    Parabéns pelas ideias e prática!!!
    bjs
    Li seu recadinho lá também...
    Eu não sei se domingo terei acesso a net e vou desmontar meu comp no Carnaval também.
    Mas se não for no domingo, venho logo em seguida :)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Gélia,
    Como eu não cozinho em casa (como de marmita), então a preocupação com o vencimento dos alimentos é baixa, pois só tenho que me preocupar com o leite, achocolatado estas coisinhas. Mas adorei o post.
    Vou fazer o possível para vir aqui no domingo, mas geralmente no domingo não estou on line.
    Beijos 1000 e uma ótima 6ª-feira para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  5. No feriado do dia 25 de janeiro aproveitei para ajudar minha mãe a organizar o armário da despensa lá de casa... achei um molho de pimenta e um de gergelim vencidos... foi pro lixo... e as outras coisas coloquei as que estavam com data de vencimento mais próximas pra frente, para ficar mais fácil de acessar.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gélia! Vim retribuir o comentário carinhoso que você deixou sobre mim no blog da Bonfa. E que graça esse seu cantinho, adorei! E o mestre-cuca de feltro, coisa mais fofa! Você está de parabéns.
    Beijocas
    Ronize Aline

    ResponderExcluir
  7. O desapego ainda é um exercício complicado pra mim, mas devagar e sempre, vou conseguir.
    Amei seu post, mesmo longo (rs), pq tem conteúdo e não blá blá blá. A ideia da planilha de vencimentos é ótima mesmo.
    Com relação às compras, agora moro num lugar onde tem um mercado há 1 quadra, então não estoco mais nada. Compro só o necessário, e depois qdo já estiver terminando. Então, as compras são semanais, eu diria.
    Organização aqui é o de menos, sou super organizada. Até as minhas tralhas estão em seus devidos lugares... hahaha! O problema é parar de juntar coisas, e confesso que, depois do blog, piorei um pouco. Com tantas ideias recicláveis, fico com dó de jogar no lixo, e aí já vai pro meu armário de tralhas. Aff! rs
    Qto à BC de domingo, já comentei com a Nádia que não sei o que postar, por não ter filhos... hehehe! Não tenho dicas, nem sugestões.
    Bem, tb falei demais aqui. rs
    Um ótimo domingão!! Descanse bem.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  8. Gélia,
    você está dando show em organização!!

    beijinhos :*
    Carol
    Sorteio de coisinhas ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá!!! Gelia,

    Retribuindo o carinho e dando uma fuçadinha em seu cantinho.... Amei sua postagem.. Nunca tinha pensado fazer uma lista de vencimento e sua dicas de arrumação e limpeza!!! Bacanissima...

    Supe feriadão.. Bjocas no coração
    Érika costurarte

    ResponderExcluir
  10. Ai, vou tentar me organizar também... agora não tem mais desculpa, já passou o carnaval e tá na hora de começar o ano, srrsrs

    Vou começar a fazer os congelamentos, prá facilitar e sobrar mais tempo, rsrs

    Adorei o post, é grande,mas útil !!

    Bjus 1000 lindona

    ResponderExcluir
  11. Gélia ontem fiz uma limpeza no armário de livros e me surpreendi com a quantidade de papel guardado que ninguém usa mais. Retirei um monte que sei que posso me desfazer, agora falta marido passar o pente fino e limpar a parte dele. Várias contas que tinham mais de 5 anos e notas fiscais de aparelhos que nem tenho mais. Pra que guardar isso? E tenho outros me esperando. Já deixei muita coisa vencer aqui em casa, pois vão ficando no fundo do armário. Dá uma dó danada.

    Desejo um lindo feriadão pra vc! Bjsss

    Kaku

    ResponderExcluir
  12. Oi flor bom dia
    Li seu post umas 3 vezes até vir comentar, pois precisava absorver essas valiosas dicas.
    Vou citar algumas, pois outras eu anotei no meu caderno de organização..
    Uma delas é sobre o congelamento, aqui congelo somente as carnes, não tenho o costume de congelar alimentos semi-prontos. Mas já estou mudando meu conceito.
    A lista de validade é excelente, pois não nos atentamos com o vencimento após a abertura das embalagens.Fiz uma limpeza no meu armário de cozinha e encontrei produtos vencidos :( Mas isso não acontecerá mais.... e fora o desapego tbm. que exercitei muito...kkk 3 conchas de feijão, pra quê? rsrsr
    As dicas sobre o borrifador, amei e já adotei!
    As consultas já estão agendadas, pois faço isso todo início de ano - Agora em Fevereiro ginecologista e por consequência a MAMOGRAFIA! SEM FALTA!!!
    Tem muitas outras coisas que quero fazer ainda e vc. está ajudando demais com suas dicas e mostrando que funciona.
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fico feliz com seu comentário.
Beijos,
Gélia Carvalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...