ÚLTIMAS POSTAGENS

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Alimentação infantil e dicas de congelamento

O ano passado fiz alguns posts sobre reeducação alimentar e até comentei que a maioria das pessoas (se não todas) sabem o caminho a seguir, só não o fazem por falta de motivação, tempo ou mesmo vergonha na cara!
Também é cada vez mais noticiado como a população esta engordando e trazendo como consequências várias doenças tais como diabetes, pressão alta e isso tem afetado nossas crianças diretamente, é cada vez mais comum crianças com doenças desencadeadas com o sobrepeso e as vezes a obesidade, não vim aqui falar de estética não viu gente, pq mesmo com meus kilinhos a mais eu me amo e acho que todo mundo deve se amar, eu vim falar é de saúde mesmo.
A Nádia uma Blogueira super atenciosa com seus filhos postou outro dia este documentário, fica a dica de vcs irem ver no blog dela, além do documentário ela sugeriu uma blogagem coletiva sobre o assunto e eu topei na hora, pois o assunto é bem pertinente no momento.

É muito difícil mudar hábitos alimentares, principalmente com muitas pessoas de gostos tão diferentes numa mesma casa.
Eu era uma criança e adolescente péssima para comer, não comia, salada verduras, legumes.
Só passei a me alimentar bem depois que comecei a namorar meu maridex, pq a família dele cozinha divinamente a maioria já trabalhou em restaurante então imagina! sendo assim começou a entrar no meu cardápio toda cadeia alimentar que apresentado de maneira diferente aguçou meu paladar.
Mas o marido ama frituras a filha Rafaela adora Fast Food e refrigerante, eu já não compro refrigerante la em casa, só se houver alguma festa, como eu costumo antecipar o jantar congelando os alimentos as frituras la em casa são esporádicas, mas algumas coisas eu ainda gostaria de mudar, queria muito que a família comesse por exemplo mais fibras e frutas, realmente é algo necessário, vou na feira todo sábado, mas as vezes as frutas estragam na fruteira além de ser desumano jogar comida no lixo é um tiro no meu bolso como eu falei neste post aqui, inclusive fica a dica para quem não viu este post dar uma olhada, tem dicas de economizar no mercado.

Por que incluir fibras no cardápio?

Reduz Colesterol
Controla Glicemia
Melhora Funcionamento Intestinal
Aumenta a sensação de saciedade


Alimentos Ricos em Fibras:
Feijão Preto, Feijão Branco, Feijão, Arroz Integral, Pão Integral, Brócolis, Maçã, Grão de Bico, Abacate, Lentilha, Pera, Alcachofra, Aveia, Framboesa, ervilha, Amêndoas, etc.
Viram quantos alimento ricos em fibra!

Eu gostaria muito que ao menos durante a semana la em casa , nós consumíssemos arroz e pão integral, mas a filha e o marido não comem o arroz de jeito nenhum somente eu, pão integral somente a Rafaela e eu!
Mas como mostrei acima existem outras maneiras de ter uma alimentação saudável e gostosa ao mesmo tempo, não precisa ser algo sem gosto não verdade?

Bom já deu para perceber que la em casa gostamos muito comer (temos cabeça de gordos), vou dar as minhas dicas de boa alimentação que faço lá em casa, incluindo os alimentos congelados nesta rotina.

O que fazer quando uma criança (no meu caso aborrecente) não come legumes e verduras?
Primeiro tentar mudar a apresentação do prato e não impor que que ele coma, isso já vem desde criança mesmo, eu por exemplo não comia verduras e legumes, pq não gostava deles cozidos ensopados, mas adoro uma salada de batata com azeite e limão, um cenoura ralada crua, enfim a várias maneiras de preparar o mesmo alimento.
Outro dia a Rafaela comeu macarrão com Brócolis e Couve Flor sem nem perceber, como tinha frango desfiado que ela adora, comeu de repetir!
Fiz uma receita com aboborá, (aqui) como foi queijo quinoa e acompanhado de carne seca ela amou, e assim eu tenho incluído um pouco mais de vitamina no seu cardápio!.
Berinjela eu não comia até meus 26 anos, mas depois que experimentei a lasanha de berinjela, estou sempre fazendo e até a Rafaela come, faço ela sem empanar só deixando-a de molho na água e vinagre um pouco antes de coloca-la na assadeira e intercalo, molho, berinjela, presunto (ou peito de peru) queijo e mais molho.
Só aqui vcs viram 3 maneiras de incluir um legume ou verdura no cardápio de maneira mais apresentável ao paladar dos aborrecentes e crianças em geral.

Com a Julia o sistema é mais fácil, pois ela é bebezinha e ainda esta formando seu paladar, porém ela esta com 1 kilo a mais do seu peso já algum tempo! a Pediatra disse que não é motivo de preocupação visto que ela tb é maior que as crianças da sua idade e agora que começou a andar tb vai queimar mais calorias, mas todo mundo sabe que adulto adora ver uma criança comendo bem e onde eu vou coma Julia as pessoas querem empurrar comida nela eu não deixo, pq além de deixa-la mal acostumada eu posso induzi-la a ser viciada em comida e assim ser uma gordinha permanente.
Mesmo não tendo passado nenhuma dieta para a Julia a médica proibiu de tomar engrossantes (Mucilon, Farinha Lactea etc), bom ela nunca tomou, ao menos comigo, mas desconfio que na escola eles dão para ela este tipo de alimento, pediu tb que evitasse dar muita massa e que quando fizesse sopinha incluísse mais verduras do que legumes, assim a sopa fica mais levinha.


Dicas e Sugestões:

Vou falar para vocês algumas coisas que eu faço, que acredito fazer o bem para saúde da minha família e eles nem se quer notam rsrs.

1- Eu tritura semente de linhaça e coloco uma colher no feijão, em carnes cozidas.

2- Faço sucos de 2 ou 3 sabores: exemplo: Laranja, cenoura - Limão Cenoura  e Laranja - limão com beterraba - Abacaxi com hortelã - Abacaxi com 1 folha de couve manteiga - Acerola com Laranja.

Aproveite e deixe as poupas congeladas, facilite a sua vida, ja postei aqui como faço as minhas polpas, mas encontrei maneiras de congelar outras futas aqui.

3- No preparo de bolos troque uma xícara da farinha de trigo normal, por uma de farinha integral ou mesmo aveia, o bolo continua gostoso porém muito mais nutritivo.

4- Experimente o açúcar Fit (isso não é publieditorial), vejam bem eu não notei diferença deste açúcar para o convencional, quer dizer só o preço rsrs, como ele é mais caro os bolos e sobremesas de casa estão sendo preparados com ele, fica a dica para vc economizar nas calorias já que o açúcar não tem nada de nutricional a acrescentar!

5- Sopas batidas no liquidificador, como já falei a Rafaela não come a maioria dos legumes e verduras, mas até que gosta de uma sopinha de mandioquinha e cenoura, ela não sabe, mas la dentro tb tem chuchu e abobrinha, só que batidos no liquidificador nem se percebe o gosto, acrescento alho poró refogado no azeite fica uma delícia, aproveito e jogo um pouquinho de farelo de linhaça, lembram?

6- Diminua o consumo de sal, acrescente mais sabor aos alimentos usando gengibre ralado, orégano  manjericão  limão ou seja outros temperos muito sal faz mal a saúde!

7- Se puder consuma leite desnatado, se não lhe agrada como é o caso la em casa, tente o semi desnatado, aqui eu compro o semi desnatado para mim e uso nas receitas tb, o Julio toma o Integral.

8- Não compre muitas guloseimas e produtos enlatados, eles possuem muitos conservantes e geralmente são muito calóricos.

9- Isso é unanime entre médico, nutricionistas, personal, beba muita água no minimo 2 litros por dia.

10- Evite frituras e se a fizer use uma quantidade menor de gordura, procure usar o de canola ou girassol são mais saudáveis.

11- Também consuma menos carne vermelha, acrescente mais peixes e cuidado com o frango, pois eles contém muito hormônio!

12- Deixe algumas frutas cortadas na geladeira, assim não vai ter desculpa de preguiça para um alimento ser consumido.

13- Mora perto do trabalho? vai apé ou volte a pé, desça antes do ponto, vá ao supermercado caminhando, suba e desça escadas da sua casa ou do prédio várias vezes, isso já conta como movimentos aeróbicos.

14- Estimule seus filhos a sair da frente do vídeo game, brinque de amarelinha,pega pega, esconde esconde etc.

15- Tente juntar a família para fazer uma atividade, brincar na areia, uma caminhada na praça, levar o cachorro para passear, além de fortalecer os laços afetivos, vcs vão queimar calorias, e botar a máquina do corpo humano para funcionar! (eu por exemplo, estou caminhando ao menos 1 vez por semana, empurrando a Julia nocarrinho).

Eu sei pessoal este post esta grande, mas como todo mundo gostou do post sobre congelamento de alimentos vou dar minhas dicas aqui para vcs verem que mesmo trabalhando fora é possível se alimentar bem, estocando comida no freezer.

Hoje a dica é para os vegetais, tais como Brócolis, Couve Flor, Berinjela etc.

Como quis casar os dois temas deste post de hoje não terei foto do processo, mas prometo mostrar para vcs no futuro.

Primeira parte:

Higienize os vegetais como de costume e corte-os procurando deixa-los do mesmo tamanho.

Coloque uma panela com bastante água para ferver, cerca de uns 3 litros e um pouco de sal.

Agora coloque os vegetais dentro por mais ou menos 3 minutos, atenção com o tempo, para que o vegetal não fique cozido demais ele tem que ficar tenro, ao dente mesmo, pois como ja disse o processo de congelamento dos alimentos acaba deixando-o mais macio!

Segunda parte:

Coloque água gelada numa bacia com bastante gelo.

Mergulhe os vegetais nesta água gelada, até que eles fiquem resfriado, se necessário coloque mais gelo.

Deixe os vegetais escorrendo.

Agora o processo de armazenagem, no caso dos vegetais sem preparo algum eu costumo coloca-los em saquinhos, tendo cuidado para tirar o ar do saquinho o máximo possível, existe até um acessório para este tipo de trabalho, mas da para fazer furando o saquinho com uma tesoura e depois colocando outro saquinho.

Quando eu já preparo o vegetal, como uma Couve Flor com molho branco, ai eu congelo numa vasilha e faço a tampa falsa com um saquinho ou papel alumínio, como ensinei aqui lembram?

Esta técnica se chama de branqueamento pessoal, que junto com o congelamento serve para, parar o processo de amadurecimento dos alimentos e aumentar a sua validade, no caso dos vegetais acima a validade dele congelada varia entre 8 e 12 meses, mas ninguém vai congelar comida para 1 ano aqui né? eu costumo consumir todos alimentos congelados até 3 meses e assim vou renovando meu estoque no freezer.

As vantagens são infinitas né pessoal, mas pensem que não é só o tempo que se economiza, se economiza dinheiro tb, pois vcs pode comprar frutas e legumes da época e congela-los para quando estiver fora da estação e os preços subirem terem seus estoques.

E é assim que meu freezer esta hoje, com bastante alimentos saúdaveis já prontos, tem até bolo integral que vou passar a receita em outro post.

comida congelada


Mais dicas de congelamento nestes posts:

Fonte: Aqui, Aqui, Aqui

Viram pessoal que eu vim aqui num domingão, isso é muito raro, vim pq achei importante o assunto, tanto para nossas criança, quanto para nós adultos mesmo.

Então pessoal vamos ser mais saudáveis, é de pequeno que se faz o grande já diz a minha mãe! com a Rafaela eu pequei no quesito alimentação e quando vim ter uma consciência disso ficou mais difícil reeduca-la mas eu não desisti e por isso não quero cometer o mesmo com a Julia, quero aproveitar que até o momento ela esta com 1 ano e 3 meses e come até jiló! para continuar com uma alimentação equilibrada e fazer disso um hábito e não um ato esporádico.

Gostaria que todas vocês fossem visita o Blog da Nádiahttp://www.asosmamaenadia.com/, para que possamos ver as outras postagens sobre o assunto.

Viu to moça séria a postagem ta parecendo reportagem do Fantástico kkk, então vou me despedir como os apresentadores.


Um beijo e um ótimo domingo para todos, thau!

Gélia Carvalho
Comentários no Facebook. Clique aqui para comentar via Facebook
47 Comentários no Blogger. Clique aqui para comentar via Blogger

47 comentários:

  1. Adorei as suas dicas, querida! Aprendi muito aqui com o seu blog!
    Muito obrigada pela participação, e muito obrigada por compartilhar essas dicas com a gente.
    Beijos e muito obrigada!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gélia!
    Muito legal o post e as dicas!
    Eu sempre fui chata para comer...
    Comia muitas coisas enquanto era 'obrigada' rs
    Hoje em dia...sumiram do meu cardápio de vez rs
    bjs, ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, são otimas!!

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, são ótimas dicas e não vou perder nada pois tenho 2 filhotes em casa para alimentar! Vc falou de triturar as sementes da linhaça e eu adorei...deixa realmente o feijão ou carne muito mais ricos!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Olá Gélia,
    não e fácil mudar os hábitos alimentares, mas é bom a gente tentar
    e uma alimentação saudável é sempre bem vinda!
    Adorei a sua postagem, dicas preciosas, valeu!

    Beijinhos, ótimo feriadão!

    ResponderExcluir
  6. Que show... como eu não pensei antes, em congelar minhas próprias polpas de suco?? Muito útil.

    Mariana Morini
    http://andogestando.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Bom dia de segunda feira, vim deixar
    um abraço desejar uma bela semana
    E que seu feriado seja cheio de alegrias
    Agradeço sempre sua amizade que adoro
    Bjusss com carinho, pelas dicas divinas adorei
    Rita!!!!º° ✿彡

    ResponderExcluir
  8. Olá Gélia, como vai? Primeiramente obrigada por sua visita no Bolhinhas de Sabão para Maria. Seja sempre bem-vinda.

    Você é muito esforçada com a alimentação da sua família. Vejo que não faz mais porque ainda há uma certa resistência. Mas está ótimo.

    Quando as crianças cresceram fica mesmo mais dificil mudar os hábitos, mas não impossível. Mesmo que seu marido ou Rafaela não coma certas coisas, não deixe de oferecer ou colocar à mesa. Uma pessoa pode mudar os habitos de todos.

    Você falou que perde frutas em sua casa e que tem vontade que consumissem. Já pensou em uma salada de frutas todo fim de semana? Bem bonita e colorida em uma travessa exposta à mesa? Mas sem creme de leite por favor..rs

    Acho que a gente não pode desistir de apresentar os alimentos. Se eles não verem, não terão vontade de comer. Principalmente pra sua pequena Júlia que está aprendendo as coisas agora e comendo jiló. Isso é ótimo. Acostume-a com tudo. Deixa-a provar tudo pra que ela tenha o gosto variado.

    Apesar de minha Maria comer frutas que ofereço e ponho no lanche da escola, ela tem resistência a algumas. Pecamos (por sermos marinheiros de primeira viagem) em não colocar as coisas livremente nas mãos dela quando era bebê para criancinha. Banana, maça e outros. Deixá-la apanhar na fruteira etc...

    Hoje ela come pq eu não deixo ficar sem comer. A gente tem que insistir pra formar a alimentação deles.
    Mas falar que é apaixonada, não é.

    O melhor é que não fazemos uso de refrigerantes, biscoitos recheados e pacotinhos de salgadinhos e outras coisas.

    Isso não vem na nossa lista de compras, bem como óleo e açúcar.

    Mas está muito boa sua alimentação e creio que estão bem vitaminados... Parabéns.

    Quanto a pequena Júlia, pergunta na escola se eles colocam essas farinhas (como vc falou) para ela. E peça para não colocar. Que adianta seu esforço se lá eles fazem diferente? É direito seu..

    Um beijo querida e parabéns pelas ótimas dicas...

    ResponderExcluir
  9. Nossa quanta dica boa!
    Vou seguir algumas que você deu.
    Parabéns por ser tão dedicada!!

    Bjs
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Gélia!!!
    Bom conhecer vcs!!!

    Nossa, eu adorei as suas dicas, até vou copiar o seu post, se vc permitir, para ter em mãos quando bater o esquecimento!
    Guria, vc é ótima em praticidade hein?!

    Obrigada por compartilhar!
    Beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju pode copiar a vontade o intuíto aqui é poder pssar para frente o pouco que sabemos bjs

      Gélia

      Excluir
  11. Amei as dicas de congelamento, vou colaca-las em prática agora!
    Bjus
    Carina
    www.cafecomlulus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Dicas é sempre bom e bem vinda.
    Adoro abóbora e vou fazer a receitinha.
    Aguardo sua visita no meu blog tb estou participando da BC.
    BJU

    ResponderExcluir
  13. Olá Gélia, que feliz estou de conhecer seu blog, adorei seu alto astral...
    Este ano teremos aqui uma nova rotina com os passarinhos, pois eles começarão a ir na escola, essas dicas de congelamento irão me ajudar MUITOOOOO
    Obrigada, muito legal essa BC, pois em cada blog temos alguma dica para utilizarmos na nossa vida, muito bom mesmo.
    Continuarei te visitando sempre =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gélia, ótimas dicas! Depois me conta a receita do bolo integral, eu quero saber
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  15. Oi Gélia, adorei as dicas para incluir alimentos saudáveis ao prato sem que a criança perceba... genial! Tenho muito a aprender por aqui...
    Obrigada pela visita lá no meu post!
    beijos
    Lauri
    pitacosdamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Gélia, excelente sua postagem, aprendi muiti do que não sabia, e algumas coisa ja sabia, mas são informações super úteis. Adorei viu? Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde minha linda..
    Como sempre a Nádia trazendo temas maravilhosos né?
    Eu infelizmente não consegui participar pela correria.. mas eu já fui conferir as dicas maravilhosas dela e agora estou aqui olhando suas dicas..
    Menina eu queria ser organizada assim como você.. mas sou terrível rss
    Alimentação das crias é mesmo um tantinho complicado né? Ainda mais quando trabalhamos o dia todo e elas ficam como donas da cozinha kk
    Aqui em casa as minhas são adolescentes.. já cozinham, e até que se alimentam direitinho, mas não deixa de sempre darem uma escapulidinha e caem nas frituras.. mas amam saladas.. a mais velha não gosta muito de verduras.. mas de vez em quando até que come.. srs

    Adorei seu post ficou muito bom.. e com muitas dicas legais..

    Beijokas e uma tarde linda viu?

    ResponderExcluir
  18. Queria ser disciplinada com alimentação como você.
    Teu post me inspirou a melhorar...ou tentar, vou
    seguir algumas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Quanta dica bacana!

    Depois vou ver os outros posts das dicas de congelamento. Pra não perder as frutas vale uma salada não?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Gélia, obrigada pela visita no meu blog e pelas dicas maravilhosas.
    Depois dessa blogagem resolvi que vou tentar voltar a alimentação da gravidez, já passei no empório hoje e no almoço já comi um pratão de salada, espero dar continuidade.

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Vim retribuir a tua visita e conhecer o teu blogue. E estou a adorar :)
    Quanta dica boa vou ler mais

    beijo

    ResponderExcluir
  22. Ótimas as suas dicas.... e, sim, quase reportagem do fantástico, só faltou o vídeo, rs. Obrigada pela visita no Coisas. Vim retribuir e acabei aproveitando suas dicas. Bjus e até a próxima. Andrea e Lara coisas-da-lara,blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Gélia!
    Ótima semana pós feriadão.
    Esses dias foram de alimentação nada saudável!
    Uma vergonha :(
    rs
    bjs

    Sim, você por lá novamente!:)
    Você comentou...eu corri aqui!rs

    ResponderExcluir
  24. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta.
    Vamos às fibras!

    ResponderExcluir
  25. ola vim conhecer seu blog!!! quantas dicas maravilhosas! muitas dela jã faço por aqui! sabe foi muito dificil mudar meus habitos alimentares, sempre gostei muito de comer e muito, mas me vi numa epoca em que me toquei que precisava mudar,e meu marido geração saude ajudou muito, e hoje estamos passando isso para nossa filha e tentando para ver se ela consegue seguir como nos! beijos

    ResponderExcluir
  26. Já me alimentei muito melhor com os congelados. ando numa preguiça!
    valeram todas as dicas! fico agradecida!
    tem uma coisinha básica que não consigo congelar direito, o morango. Sugerem açúcar, mas eu não consumo, só o mascavo, será que dá certo?
    bj e bom meio de semana Zizi

    ResponderExcluir
  27. Olá!!!!

    Menina, estou casada há 2 anos e meio e já vi o quanto estou errando, pois enlatados e compania limitada são sempre mais faceis.... Ai, vamos ter uma boa conversa sobre isso... Bjocas no coração

    Érik Cotsurarte

    ResponderExcluir
  28. Gélia,
    suas dicas sobre alimentação e congelamento além de útil são bem saudáveis.
    Atitudes e simples mudanças fazem a diferença!

    Boa semana curta!

    beijinhos :*
    Carol
    Sorteio de coisinhas ♥

    ResponderExcluir
  29. Oi Gélia,
    Ótimas dicas. Eu não cozinho em casa, mas tento manter uma alimentação saudável.
    Volto com o blog amanhã e terá surpresa...
    Beijos 1000 e um ótimo meio de semana.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  30. Dicas ótimas..!

    Beijocas :*
    E bom restinho de semana ")

    ResponderExcluir
  31. Ótimas dicas, aqui não comemos frituras, até o azeite para "fritar" ovo, são 3 gotas que espalho com pincel, consumimos muito aveia, farelo de aveia e farelo de trigo, mas está faltando frutas, verduras e legumes, pq não fui ao supermercado.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  32. Oi Gelia, vim retribuir su a visitinha lá no meu cantinho e ja estou-lhe seguindo!! Excelente seu blog, fiquei encantada... As suas dicas sao muito uteis e uma verdadeira maravilha!!!

    Sabe eu tenho 2 filhotes com 7-8 anos e desde bbs que eu sempre introduzi na alimentaçao deles (claro que sempre na altura certa) os demais alimentos e hoje tenho 2 crianças que nao tem problemas em comer sopa e todo o tipo de vegetais e legumes... me sinto muito feliz por ter conseguido isso... inclusive o peixe que tem imensa criança que nao gosta, os meus filhos simplesmente gostam e muito!!!

    Mega beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  33. OI flor
    Mais um post com dicas valiosa e estou aqui anotando, mas acho que vou pinterestar rsrsr!
    Adorei ter falado das fibras, isso aqui adotamos, mas quem consome mais sou eu. Por conta da dieta que fiz no passado e me ajudou muito!
    Meu filho come brocólis, pelo menos...kkkk


    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  34. Post longo, mas cheio de dicas muito boas! Eu tb tenho dificuldade em comer legumes, e sei que fazê-los de outra forma ajuda muito... a sopa-creme de legumes é uma das minhas favoritas... e nunca sei o que tem dentro dela... hehehe...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  35. Oi Linda!
    Passei pra retribuir a visitinha e adorei suas dicas!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  36. Gélia, ótimas dicas amiga...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  37. Gélia,
    obrigada pela visita lá no Fredericando.
    Adorei as dicas que vc deu, por sorte aqui em casa todo mundo come legumes e verduras com muita facilidades, mas estou sempre tentando inovar na forma de cozinhas, para não cair na rotina.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  38. Gélia, quantas dicas!!! Ótimas porque são fáceis de serem incorporadas no dia-a-dia. Eu "aprendi" a comer verduras na adolescência e hoje sinto falta. Misturar verduras e legumes em prato é uma maneira eficiente de fazer a criançada comer, quando preparo assim minha filha (adolescente) como tudo sem reclamar.
    Congelamento ainda não é o meu forte...mas quando precisar de dicas, já sei onde procurar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. Ótimas dicas! Adorei conhecer seu cantinho!
    Beijos,
    Rosa
    www.passaportebaby.com
    e
    www.lepaquet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Oi Gélia,

    ótima dica, preciso ter mais cuidado com a minha alimentação, esqueço de comer frutas, como carboidratos demais e se não me cuidar vou virar uma baleia.

    Bejim e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Ai amiga q invejinha de vc,com esse freezer lotado de coias prontas.Sonho em fazer como vc,mas cadê q minha preguiça ñ deixe.

    Essa semana até falei com meu maridin q vou fazer isso,mas sabesse lá quando.

    bjinhoos

    ResponderExcluir
  42. OI Gélia, eu amei as dicas. Vou passar a triturar a linhaça e colocar no feijão. Ah, também vou usar mais farinha integral nos bolos.

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fico feliz com seu comentário.
Beijos,
Gélia Carvalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...