ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DICAS DE CONSERVAÇÃO E CONGELAMENTO DE ALIMENTOS


Oi meninas, hoje vim dar dicas de congelamento de alimentos, talvez vcs não saibam mas eu fiz um curso de freezista, com a culinárista Janir Fraga,  pois é pois é pois é rsrsrs apesar de ter feito o curso somente por hobby e claro facilitar minha vida de doméstica, já coloquei em prática muita coisas que aprendi no curso e posso dizer é sempre bom ter algo pronto congelado para os dias de preguiça desânimo, nem sempre se tem o din din da pizza e pizza não é la muito saudável.

Há várias dicas para serem dadas quando o quesito é congelar alimentos, mas hoje eu só vou falar a respeito de carnes.

Para maioria dos pratos sejam eles massa, molhos, carnes um dos procedimentos fundamentais quando o prato for salgado é diminuir a quantidade de sal e de cozimento dos alimentos, pois o alimento congelado  pode acentuar o seu sabor e amaciar,  dependendo do tempo de congelamento, por isso importante fazer algumas etapas que eu não fotografei, mas que serão imprescindível  para um bom congelamento.

Para as carnes abaixo eu fiz o seguinte.

Primeiro passei limão nas 2 carnes  deixei descansando, eu costumo escaldar carne de frango, mas como eu ia assar não achei necessário.

Depois temperei as carnes como de costume, porém com menos sal, deixei um tempo as carnes marinando.

coloquei as carnes para assar, antes que eles estivessem totalmente grelhadinha como deve ser uma carne assada eu tirei do forno e dei um choque térmico da seguinte maneira:

Coloquei elas não bandeja de alumínio para congelamento (vcs podem usar os recipientes de vcs sem problema) depois peguei uma forma de bolo grande coloque água e bastante gelo e coloquei a bandeja de carne nesta água gelada até que a carne estivesse fria.

Para que serve o choque térmico? serve para parar o cozimento do alimento, pois mesmo não estando mais no forno, o alimento quente pode terminar de cozer devido as altas temperaturas, assim quando vc descongelar e assar a carne não terá passado do ponto e não ficará toda molenga. 

Como descongelar os alimentos para serem consumidos: existe 2 maneiras de vc descongelar as carnes, uma é diretamente no forno, mas isso é quando vc estiver com muita pressa, a outra é vc tirar do freezer e deixa-la no refrigerador.

Não é aconselhável descongelar carnes fora da geladeira, muito menos coloca-la no sol! 



Para que não se crie cristais de gelo sobre a carne e ela mantenha um sabor mais fresco, será necessário fazer uma tampa falsa, pode ser feita com um plástico ou papel alumínio, depois tampe o recipiente e coloque novamente em outro saco, tudo isso evita que pegue cheiro e sabor de outros alimentos, não esqueça de anotar qual o alimento, quantidade e a data de congelamento, lembrando que carnes tem data de validade de até 12 meses.

Aproveitei e fiz polpas de sucos, morango com leite, manga com leite, manga pura e goiaba, muito prático, agora tenho suco natural todos os dias!

Pessoal este é um costume que tenho ja algum tempo, porém pos falta de planejamento não vinha mais praticando o que me tomava mais tempo.

Acho congelamento uma dica muito legal para as donas de casa, mesmo as que não trabalham fora, vejam que apenas com estas bandejas acima eu consegui congelar carne o suficiente para 5 refeiçoes, inclusive economizei no gás tb, já que foram para o forno juntas!
Logo que fiz o curso cheguei a congelar refeições para 30 dias! aliás este era o foco do curso, mas para isso é necessário ficar um dia cozinhando e eu ainda não disponho deste dia, visto que preciso cuidar de outras partes da casa e dar atenção para as filhas é claro.

Resgatando este costume eu tive mais tempo para mim durante a semana a noite e pude avançar na leitura de um livro, comecei a programar posts para o Blog, finalizar algumas artes enfim, para quem reclama do tempo aliás pela falta dele, fica a dica.

Olha ai as artes que estou aprontado, ontem pintei estes espelhinhos de várias cores e algumas molduras de gesso tb, mostro tudo depois ja colocado na parede.


decoração com espelhinhos de R$ 1,99

Espero que vcs tenham gostado, logo eu postarei mais dicas aqui.

Já curtiram a página do eu que Fiz no Facebook, eu to la viu, só não tiro foto na frente do espelho pra colocar no Facebook hahahaha

Beijão meninas

Gélia Carvalho
Comentários no Facebook. Clique aqui para comentar via Facebook
35 Comentários no Blogger. Clique aqui para comentar via Blogger

35 comentários:

  1. Oi Gélia,
    gostei muito das dicas! Elas serão muito uteis lá em casa.
    Eu trabalho fora e levo almoço para o trabalho. Então tenho que preparar almoço e jantar para a semana inteira. Hoje em dia faço como você, congelo alguns pratos prontos, o que me permite de variar o que eu como durante a semana.
    Por exemplo, se eu preparo peixe esta semana, descongelo um prato de carne da semana anterior, e guardo um pouco de peixe para a semana seguinte.
    Na maioria das vezes eu congelo a carne sem estar cozida, em pequenas porções dentro de sacos de congelação. Assim eu descongelo uma porção e preparo para comer durante a semana.
    Adorei as dicas! Se você tiver outras, elas serão muito bem-vindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Quando mudar pra minha casinha, vou precisar conhecer bem essas técnicas de congelamento, porque não vai dar tempo de cozinhar durante a semana não (hoje em dia, minha mãe é quem cozinha pra família toda, olha minha folga). Coloca mais dicas aí, que vou anotando aqui! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Oi Gélia!
    E eu acabei de fazer um curso com você.
    Muito legal...adorei!!!
    Acho ótimo ainda mais para quem cozinha pouco.
    Evita desperdícios também...
    Posso partir para a segunda aula!
    Estou esperando :)

    bjs,ótimo dia!
    Artes...
    Curiosa!rs

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessas dicas, pois é! Eu preciso fazer um curso desses pois quando vou ao mercado, poderia fazer isso nas carnes! Eu estudo, trabalho e temos que ganhar tempo.!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa dos cubinhos de polpa é perfeita..
    Vou fazer..

    mt bom!

    Amei os quadrinhos..!

    Bjs :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  6. Que legal saber mais sobre congelamento! Obrigada pela aula.
    Antes deste marido (rs) eu congelava mais os alimentos, mas este atual prefere comprar pouco antes de consumir. Vai entender! Ainda bem que normalmente é ele quem cozinha, então não falo nada... hahaha!
    Mas vou favoritar seu post, sim.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiiiiiii a ideia de congelar a polpa/suco!! Delícia né?!?!
    E estou doida pra ver as molduras na parede! Vai ficar lindo lindo!

    Bjooos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gélia,dicas preciosas,realmente todo o cuidado com os alimentos é necessário, até por uma questão de saúde,né, muito bom , parabéns !
    Já vem arte por aí,né,rssss
    Beijo!!
    Lilian – Blog:♥Duas Moças Prendadas!
    casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gélia
    Em 1195 eu morava em Brasília. Lá fiz um curso de freezista também . Na época, bem mais jovem, eu tinha listas de afazeres, lista na geladeira, no freezer. Tinha filho adolescente que comia bolos, pipocas, lanches e eu precisava manter tudo abstecido.
    Conheci Janir Fraga pela televisão e comprei sua apostila de comidas práticas.
    Pergunta seu ainda tenho? Nas mudanças que fiz, tudo caiu fora, mas já arrumei outras papeladas e cacarias.
    Aprendi muita coisa com ela, pela tv.
    Sempre que venho aqui me identifico como eu era, uma mãe zelosa que trabalhava fora, que gostava de organizar a vida e era muito feliz.
    Mudei tanto!
    essa vida de blogueira consome horas em que era pra eu estar fazendo como você congelando e fazendo artesanatos lindos como os seus. Adoro suas dicas.
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  10. Adorei essas dicas, tudo em nome da saúde!
    Passa lá no meu blog pois vai rolar uma blogagem coletiva muito especial, sobre alimentação saudável na infância. Assunto sério e importante, participa com a gente!

    www.asosmamaenadia.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Muito boas dicas. Gostei muito de saber.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  12. Bem bacanas as dicas curti :*

    Conheça o blog da minha loja: http://cherryacessorioseafins.blogspot.com.br/
    E conheça meu novo projeto:
    http://ixifiqueinoivaeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Você está danada! Ótimas dicas! Vou compartilhar!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Uau! Dicas ótimas!
    Adorei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas de congelamento. Eu também congelo meu almoço e do marido para a semana toda, pois almoçamos no trabalho e não temos o hábito de almoçar na rua. A noite, como chego tarde não dá tempo de cozinhar, então sempre no domingo pela manhã faço o almoço para semana toda, acho bem prático.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oii Gélia, que post ótimo, parabéns, eu dificilmente congelo alimentos mas qdo o faço sei que faço tudo errado kkk vou prestar mais atenção agora rsr Bjoooss

    ResponderExcluir
  17. Olá Gélia,
    eu tenho um livro de dicas de congelamento, as suas
    são preciosas, amei!

    Beijão

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas !!

    Também preciso fazer isso para o meu tempo render...srsrs

    E tudo prontinho, só uma salada e um arroz tá pronto o jantar !! Facilita demais !!
    Queremos mais dicas, srsr

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  19. Gostei da idéia do suco!
    Vou tentar aqui em casa.
    Beijos

    http://tuorganizas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gelia adorei as dicas! Vou colocar em pratica!
    E o q será q vc está aprontando com essas molduras heim?! Já fiquei curiosa!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  21. Olá, Gélia, adorei as dicas também gosto muito de congelar alimentos, poupa tempo e é ótimo para os dias de preguiça, ou quando chegamos tarde.
    Beijos... Mega curiosa pra saber o destino dos espelhos e molduras...

    ResponderExcluir
  22. Oiee Gélia,
    muito legal as dicas, eu tbm gosto de congelar, ajuda bastante naqueles dias rsrs

    Ótimo final de semana!

    Bjoos.

    ResponderExcluir
  23. Gélia,

    Tô passando pra deixar um abraço e dizer que a Mulher de Escorpião tem bom gosto e é determinada!
    Poste as moldurinhas pra gente ver, tá?

    Òtimo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  24. Ameii as dicas e amo congelar alimentos facilita nossa vida na cozinha! bejinhos tenha um ótimo final de semana bejinhoss!

    ResponderExcluir
  25. Gélia,adorei as dicas.
    Eu hoje já cortei salsinha e congelei prá toda a semana.
    Acho muito prático, a gente faz rapidinho a comida, e ganhamos mais tempo.
    Besitos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  26. Gélia assim como a Maria fiz minha primeira aula de congelamento e estou ansiosa pela próxima. As vezes dá uma preguiça enorme de cozinhar, principalmente nos finais de semana e essas dicas são sensacionais. Espero tirar 10 nessas aulas. Vou tentar com o frango, pois como bastante, carne vermelha bem pouco. Peixe não pode né?!!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  27. Oi Gélia
    Obrigada pela visitinha, ótimas essas suas dicas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Gélia, vc é surpreendente, menina! Fez um curso sobre o assunto! Que coisa booaa, adorei as dicas!
    Abraço,
    Jussara

    ResponderExcluir
  29. Estas dicas sempre são bem vindas e muito nos acrescentam. Este espaço é mesmo um show!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  30. Gélia,
    dicas valiosas essas suas!
    Gostei da praticidade e fiquei curiosa para ver o resultado das molduras na parede.

    beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  31. Essa do suco é ótima, melhor do que se encher de conservantes com sucos de caixinha não é mesmo?! Vou fazer!
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Olá Gélia
    Dicas pra lá de preciosas! Aqui não tenho o costume de congelar, por falta de conhecimento mesmo. Mas da forma de que vc. explicou, adorei.
    Principalmente a idéia dos cubos para sucos.
    Mais praticidade na cozinha = + tempo para + artes...rsrsr

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fico feliz com seu comentário.
Beijos,
Gélia Carvalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...