ÚLTIMAS POSTAGENS

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Minha filha Rafaela vai voar - Sobre ser avó




Não sei como começar este texto, mas acabei de começa-lo!

Quando me vi aos 14 anos de idade gravida, me vi perdida, filha de pais conservadores, pai bravo, bem bravo, achava que ia ser expulsa de casa.

Pra minha mãe foi a vergonha do século, coisas da sua criação e mente fechada, meu pai acabou tendo uma reação mais amena e muito mais... se achegue filha, não era o que eu queria, mas aconteceu, então vamos lá! ow meu queixo caiu e o da  minha mãe também kkk

Enquanto minha mãe rezava para moço querer casar, tudo que meu pai queria era que eu realmente fosse feliz, não que minha mãe não desejasse isso, mas para minha mãe felicidade resumia-se em não estar mal falada na boca do povo.

O rapaz fez seu papel, me assumiu, assumiu a Rafaela deu certo por um tempo e depois não mais, admito por uma opção minha mesmo, lá vou eu para casa dos meus pais.

Não foi nada fácil criar uma filha com 16 anos de idade, não vou entrar em por menores, pq não vem ao caso.

Mas tudo que eu queria na vida e que minha filha tivesse outras oportunidades, que tivesse uma vida melhor, diferente da minha.

Lutei e fiz o que pude e com ajuda dos meus pais, demos o melhor que podíamos.

Você cresceu, se tornou uma menina muito inteligente, muito esforçada, aliás muito, muito ,muito, sempre gostou de estudar, boas notas, orgulho do seu padrasto que ia nas reuniões e guardava o boletim na carteira, por quantas vezes acordamos de madrugada e você fazendo um trabalho, uma maquete, estudando para as matérias que você tinha mais dificuldade, porque no geral você não estudava para as provas, não era muito boa em matemática sua amiga de infância e amiga até hoje Karine por quantas vezes  te ajudou.

Por vontade própria fez vários cursos (e pro meu orgulho), prestou vários concursinhos para ganhar bolsas, fez inglês, melhor aluna da classe, palavras da professora, fala fluentemente, computação, espanhol etc etc...

Nunca foi uma menina malcriada (apesar de mal humoradinha), nunca me pediu para sair a noite, gostava mais de ir as festas que nós mesmo íamos, estava sempre conosco.

Como boa menina, trouxe o namorado em casa, consentimos, afinal não adianta proibir uma hora todo mundo namora, exceto os que tem vocações religiosas!

Bem instruída, foi educada e sabia dos riscos de um namoro mais sério, para falar a verdade eu preferia que você não namorasse, mas preferi saber do que fingir que a minha proibição faria com que você não namorasse, sim pq senhores pais de adolescentes, acordem tah, filho nenhum deixa de beijar na boca pq vc proibiu!

Veio a noticia vc estava grávida! nossa meu chão abriu, pensei caracas, ensinei tudo li o alfabeto inteiro  e deu nisso, que frustação!

Vinheram as criticas, aliás elas ainda existem, não a você a mim, pq quando um filho acerta é mérito dele, mas se ele teoricamente erra a culpa é da mãe, sempre da mãe.

Bom como não sou muito de dar importância aos comentários alheios, isso pouco me afetou, talvez um ou dois comentários tenham me deixado mais chateada, de resto nada me abala, o que realmente me abalou é ver você tão nova, ter que levar uma vida da qual ainda não estava preparada, da qual você foi criada para não ter, ao menos nos próximos anos, até que tivesse arrumado um bom emprego, feito uma faculdade, viajado coisas que nós combinávamos, mas que foram interrompidas pela falta de cuidado sua e de seu namorado.



Este período de luto, sim eu vivi um momento de luto, não pode durar muito tempo, pois mesmo você se tornando mãe, eu continuei sendo sua mãe, não me vi tendo outra atitude se não apoia-la no momento em que você mais precisou até hoje.

Não vejo nada em nobre no que estou fazendo, o fiz, outro dia você me disse que eu não tinha obrigação em lhe sustentar, pois eu lhe digo filha tenho sim, é o curso natural das coisas os pais criam os filhos e o que acontece depois? Os filhos terminam de criar os pais!

Nem sempre é assim, e para falar a verdade eu espero que eu nem precise, mas na educação não há melhor método que o exemplo dos pais, se eu te abandono agora o que poderei dizer se me abandonaste um dia! mas é certo uma coisa não há cartilha para educar filhos.

Costumo dizer que você não me deu trabalho, me deu neto, no caso duas netinhas.

Ao contrário do que muita gente pode pensar não me sinto envaidecida, por ter me tornado avó tão cedo, ÓO avó enxuta! Não há motivos para isso, eu não estou uma avó sarada, uma mulher de quarenta com cara de trinta e poucos que nem parece avó, eu realmente tenho trinta e poucos, os tais que eu aparento ter, não é tão natural ser avó desta idade, visto que eu praticamente acabei de ser mãe de novo e a mulherada ta que ta adiando a maternidade.

Um dia numa discussão de casal, meu marido me disse uma coisa muita sábia (que eu já tinha ouvido numa novela, ele pensa que eu não sei que ele copiou a frase rsrsrs)

“ vc pode ter uma vida toda correta, mas se errar uma vez, será por este erro que será lembrado”

É bem isso mesmo, você foi o exemplo da família por muito tempo, aliás, desde a infância até antes de engravidar, e ai engravidou vieram as pedras! Como se ninguém tivesse telhado de vidro.

O que muitos não sabem é que dei sim apoio, emocional e principalmente financeiro, mas que fora isso a mãe é você, quem cuidou das gêmeas o dia todo sozinha foi vc, a noite com ajuda do seu namorido foram vocês, são vocês dois que estão sendo pais de verdade das filhas de vocês e eu só faço meu papel que é o que realmente me cabe e me compete, sou sua mãe, sogra do Cassiano e avó da Melissa e Barbara.

Digas-se de passagem não sou uma vó babona (apesar de achar minhas netinhas as mais lindas do mundo), por um acaso nem tenho tempo, trabalhava até o mês passado 12 horas por dia, chagava em casa meus afazeres me esperavam, um marido e uma filha pequena, pouco tempo me restava para dar atenção as minhas netas.

Nunca fui mãeavó e nem estava em meus planos, dar-lhe a maturidade necessária para encarar a vida de frente é meu dever, não levantei as madrugadas, não fui eu quem coloquei para dormir, nem mesmo as dava banho, e não fiz por maldade, mesmo quem leia ache que sim, não fiz pq não foi necessário, não fiz pelos motivos citados acima e os não citados, como cansaço, estresse, preguiça, sono, compromissos e também vc sempre cumpriu com sua obrigação.

Amo minhas netinhas, acho elas as coisas mais gostosas deste mundo, mas sei que o melhor para elas é saber realmente quem são seus pais e já que elas tem pais super amorosos eu não tenho que invadir este espaço, pego dou carinho, troco as vezes, dou banho as vezes (da para contar em uma mão eu sei), fico com ela se necessário e nem tão necessário, mas pai e mãe são vocês e bons pais diga-se de passagem.

Tenho orgulho da mãe que você tem sido, tenho orgulho pela sua humildade, pelo seu caráter, sua maturidade, mesmo que os planos que eu e seu padrasto tínhamos para você não tenha dado certo, eu me sinto orgulhosa de você e espero que você ainda me dê mais alegrias (menos netos por favor), que você se realize mais que tudo nesta vida e  menos pelos outros ou por mim,  mais por você mesmo.




Chega a hora em que você vai partir para mais uma etapa de sua vida, eu ainda gostaria e aconselhei que esperasse mais um pouco, como pessoa experiente que sou.

Mas também sou sensata e sei que cada um precisa viver o que tem para viver, cada um precisa cometer seus erros para refazer quando necessário, acertar logo de cara pq não? cada um precisa construir sua estrada e chegar no caminho que quer e não sou eu que vou mudar isso.

Não deve ser fácil lhe dar com as frustações com as suas e com as minhas, sim pq eu me senti frustada e com certeza isso reflete em você, não posso mudar o que sinto, criei expectativas justas ou não elas existiam ao seu respeito, espero que me entenda, mas se não me entender agora vai entender mais na frente, hoje eu entendo a minha mãe, ainda que eu faça diferente dela eu a entendo.

Como mãe que ama sua cria, tudo que eu gostaria era saber que tudo vai dar certo, que você saberá contornar todas as pedras no seu caminho, assim como um Rio, é o meu desejo filha, este é meu desejo do fundo do meu coração.

Quero que você saiba, que eu acredito naquela menina responsável com os estudos, que amava fazer cursos e que discursava sobre vários assuntos com um destreza de fazer inveja, quero que você saiba que você pode mudar de casa, mas não muda de mãe, e eu vou estar sempre aqui quando você precisar, vou estar aqui, para te dar bronca, mas também para aplaudir e reverenciar suas conquistas e sei que elas virão com mais sacrifícios mas com louvor.

Desejo a você muita sabedoria, paciência e muita Luz.


Te amo sempre.
Comentários no Facebook. Clique aqui para comentar via Facebook
34 Comentários no Blogger. Clique aqui para comentar via Blogger

34 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda.. Eu fiquei tempos sem entrar aqui, e agora quando entro me deparo com esse post lindo.
    Olha... fiquei emocionada ao ler.
    Sempre fui sua fã.. sempre achei você uma mãezona.. sempre te achei uma guerreira, e depois desse texto, confesso que me tornei mais ainda sua fã..
    Lindo amiga... lindo mesmo.

    Ser mãe não é nada fácil, ainda mais quando nos tornamos mães tão novas, ser mãe é aprender a cada dia.
    E se a Rafa é uma boa mãe, ela teve um lindo exemplo em casa.

    Parabéns pela família linda..
    Parabéns por ser essa mulher maravilhosa..

    E felicidades mil a Rafa nessa nova jornada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei aqui com lágrimas nos olhos Gélia. Estou até sem palavras...
    Aconteceu com minha prima qndo tinha 16, e nós da família ficamos do lado dela e dos meus tios!!
    Sua filha e suas netas são lindas, graças a Deus chegaram bem e com saúde!!
    Tenho certeza que sua filha vai continuar te dando muito orgulho e agora as netinhas também!

    Felicidades para vc e sua família!!

    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Que historias de vida lindas!!! Pra mim, vc eh uma mae incrivel!! Acredite! E tenho certeza que sua filha assm sera!
    Lindo depoimento!
    Bjs e um otimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. <Linda história, Gélia. É uma coisa que acontece muito e parabéns pela linda história que vc pode contar.
    Felicidades a sua familia, a sua filha, que é uma grande guerreira, as netinhas lindas e principalment,e para vc!!


    Bom final de semana,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gélia
    Imagino que não deve ter sido facil , mas vc soube tirar o melhor desta fase,
    e agora tem outros dois amores para olhar.
    Espero as fotos.
    beijinhos e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gélia,
    eu não acho que gravidez na adolescência é um erro, pelo contrário, os filhos são bençãos
    e a prova disso é que vc soube criar a Rafaela muito bem e ela tbm tem duas pedras preciosas.
    Na nossa vida não acontece nada por acaso, td é traçado por Deus, a gente faz planos achamos que
    vai ser do nosso jeito, mas Deus vem e coloca as mãos do jeito dele, da melhor maneira possível.
    Sua família aumentou, a vida de vcs mudaram, mas com certeza td pra melhor, só de olhar p/ a carinha
    dessas princesas não tem como não ficar feliz.
    Desejo que a Rafaela seja muito feliz junto as suas filhas e vc tbm!

    Um grande beijo, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
  8. Gélia, sem palavras...

    Seus post está lindo e emocionante.
    Pois, eu consigo sentir o amor que você tem pela sua filha.

    Independente de qualquer coisa, a Rafa sempre será sua filha.E sempre sempre te dará orgulho.

    Tudo tem um porque, tudo tem uma razão para ter acontecido.

    Deseje a Rafa por mim tudo de bom nessa nova fase, sem dúvidas ela vai tirar de letras os obstáculos do dia a dia. Não é fácil , mas com amor tudo se resolve.

    Você fez o melhor pelas suas filhas e ainda Faz Gélia.

    Beijo beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Gélia,filhos na verdade não são nossos,nós só os preparamos para o mundo,por mais que idealizamos,mas a vida é deles e são eles que criam a própria história. Eu engravidei aos 20,solteira,não tive a mesma sorte que você,fui expulsa de casa,sem opção fui morar na casa da minha sogra e então o namorado se tornou marido e com a bença de Deus,até hoje.Minha filha hoje com 19,já a beira dos 20. Enfim, filhos são instrumentos para o nosso crescimento e bebês em casa são sempre alegrias,renovação de vida. Eu desejo que a Rafa seja muito feliz! Bjss.

    ResponderExcluir
  10. Muito sábia, muito sensível, Gélia, te admiro bastante! Bjs e boa sorte na nova etapa!

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo e verdadeiro amiga! E a Rafa sabe a mãe maravilhosa que tem. Por isso ela é uma mãe dedicada e amorosa, pois você cumpre bem seu papel!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  12. Linda! Uma mãezona assim não pode deixar só não gente!!! É pra guardar pra sempre! bjuss

    ResponderExcluir
  13. Que linda historia de vida Gélia!!! Imagino que não foi facil para vc em muitos momentos, mas a alegria ao ver o rostinho de suas netas, imagino que é tudo, muita alegria, coisas lindas demais!
    Parabéns por ser essa mãe linda e desejo para sua família maravilhosa muita saúde e sonhos realizados na vida! Beijos!!!!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  14. Saudades de passar por aqui. Cheguei em um momento bom, sim para dizer que admiro você pela mãe maravilhosa que és. Tenho uma amiga que enfrentou situação similar a sua, por isso sei o quanto é difícil o ínicio. Mas o amadurecimento que o fator "ser mãe" desencadeia é enorme. Por isso deixo a você uma abraço apertado. E a sua filha muita luz e paz, para encarar a vida de esposa, mãe, mulher e profissional sempre rodeada de muito amor e alegrias.

    Que Deus os ilumine.

    ResponderExcluir
  15. a melissa e a barbara sao MUITO lindas! o post que vc escreveu é mt lindo e emocionante...

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Oi Gélia! Li e me emocionei. Quantas vivências, experiências.... Você está indo muito bem! É uma moça com conteúdo. Isso é tão importante, minha amiga. Não basta a aparência, é preciso conteúdo. Parabéns pelas vitórias! Agora a filhinha entra em uma nova fase de vida. Graças a Deus com o apoio da família. Se as bebês precisarem de babysitter, estou aqui. Não sou mãe - ainda :-( , e não fiz curso de babysitter mas garanto que cuidarei direitinho dessas fofurinhas. rs Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  17. Oi Gélia!
    Acho que o seu papel de mãe foi acima de tudo em querer o bem a sua filha,pois achei linda
    sua declaração de amor e de muita coragem.A semente que plantou,pode ter certeza,será de
    grandes frutos,amei sua de declaração,emocionei!Que Deus abençoe toda a família.Uma
    ótima e abençoada semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Elas sao lindas! Tenho uma netinha de dois anos e a filha 18. Sou um pouco mãe vó mas tem hora para tudo. Saúde a eles e a todos vcs!@@

    ResponderExcluir
  19. Baita texto, Gélia!
    E concordo contigo muito.
    Deve ser difícil esse tipo de experiência, quando o filho ainda não é adulto o suficiente para peitar a vida, mas tem que fazer no tranco.
    As netinhas são lindas, a fillhota (mãe delas também é).
    Tenho certeza que essa aventura de ter a própria casa será muito proveitosa para esta família. Faz parte da vida! O melhor de tudo é que eles são pais carinhosos, amorosos e se amam. Com amor é tudo mais fácil.
    Beijos para vocês!
    Priscila Sant'Anna
    www.minhasgurias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Que declaração de amor mais linda Gélia!
    É o maior apoio que a Rafaela poderia ter, amor de mãe.
    Existem coisas que nos machucam tanto, mas não necessariamente pelo que foi dito, mas sim por quem foi dito. Algumas vezes levamos um soco no estômago com palavras, de alguém que menos esperamos. É lamentável, mas real.
    Mas uma coisa é certa, suas filhas são lindas. Recebem o amor de uma super mãe, não é de se admirar que a Rafa também esteja sendo uma ótima mãe, afinal, ela aprendeu com a melhor!!
    Bjos
    Bia

    ResponderExcluir
  21. Oi Gélia! Que lindo post. Que família mais bonita, parabéns!!! Felicidades pra todos! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Que post lindo. E está certo, devemos deixar nossos filhos voar e trilhar seu caminho, e como pais sempre iremos apoiar e amparar quando preciso.

    Bjos e boa sorte para a Rafa nesta nova fase.

    ResponderExcluir
  23. Que fofo... ai Gélia que lindo. Não deve ser fácil para nenhuma mãe deixar seus filhos voarem pela vida com suas própria asas. Achei lindo o que vc escreveu. Estou emocionada. GRande bju

    ResponderExcluir
  24. Oi amiga, que post lindo e que postura exemplar (a tua e a da filhota).
    Tuas netas são lindas e com certeza muito abençoadas
    Bjssssss p/essa família linda

    ResponderExcluir
  25. Gélia,
    Lindo e emocionante esse seu post. Não sabia sua história, sabia que vc tem duas filhas mas não detalhes como foi contado por aqui. Suas netas são lindas demais da conta! Benza Deus!!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  26. Oi Gélia!

    Nossa que texto mais lindo e emocionante! Sua história foi bonita, e que bom que sua família soube te compreender. que sua filha seja muito feliz no novo caminho e que suas lindas netinhas sejam muito felizes!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  27. Querida Gélia, lindo texto, linda declaração de amor par sua filha e suas netas.
    Que ela seja feliz nas suas decisões.

    Um beijo e parabéns pela ecelente mãe e avó que és

    ResponderExcluir
  28. Querida!
    Você tem uma história de luta e superação!
    Posso imaginar o que passou e o amor que tem por sua filha.
    Parabéns pela educação e por todo carinho dado a ela...
    Sua família aumentou e que Deus os abençoe sempre!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  29. Nossa, que lição de vida, Gélia! Obrigada por compartilhá-la conosco. Suas netinhas são muito fofas e criança é sempre uma alegria na vida da gente. Que você e sua família sejam muito felizes. Parabéns pela filha cheia de valores que você tem! Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Quanta siceridade e sentimento em um post só...
    Parabéns pela coragem de escrever e pelo apoio dado a sua filha!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  31. Olá Gélia, já tinha passado por aqui, mas queria comentar com calma. Antes de mais lhe parabenizar e agradecer por partilhar connosco sua história de vida. Não tinha noção que vc fosse uma avó tão jovem. Não me entenda mau, não que não pareça jovem, mas com uma filha adolescente e já avó, não me passava pela cabeça que vc apenas passou dos 30. Ser mãe cedo é sempre um grande susto. Você inclusive falou de um período de "luto", que eu percebi como um tempo em que vc apenas teve que parar para digerir a notícia. Vc tendo passado pela situação, e sabendo a barra que foi, imagino seu desencanto, quando aconteceu com sua filha, que vc criou para ter uma vida mais fácil e com mais oportunidades que a sua. Mas o que posso lhe dizer é que esses planos que ela tinha (tem) apenas são adiados. Agora a prioridade é outra, ou outras, mas com o tempo e o apoio da família, tudo se acalma e a vida retoma o seu rumo. Sua filha não poderia deixar de estar à altura do acontecido, afinal é um exemplo de garra e perseverança que sempre teve da mãe. beijos Gélia !

    ResponderExcluir
  32. Lindo! Lindo! Beijos você merece muitos. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, fico feliz com seu comentário.
Beijos,
Gélia Carvalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...